S. JOÃO BAPTISTA: MILAGRES E CURIOSIDADES

Hoje é Noite de São João, um dos Santos que faz parte da triologia dos Santos Populares. Em sua homenagem, partilho convosco algumas curiosidades sobre ele.

Na verdade, o primeiro milagre de S. João Baptista foi o seu nascimento. Sua mãe era Isabel, prima de Maria de Nazaré mãe de Jesus. Quando se tornou mãe, Isabel tinha cerca de 60 anos e nunca tinha engravidado antes, sendo considerada estéril. O anjo Gabriel, o mesmo anjo que anunciou na mesma altura a gravidez a Maria de Nazaré, anunciou a Zacarias, esposo de Isabel e que era sacerdote no templo, que sua mulher ficaria grávida e que seu filho deveria chamar-se João. Por dúvidar, Zacarias ficou temporáriamente mudo, recuperando mais tarde a fala ao escrever numa tabuínha: "João é o seu nome".

Ainda no ventre de sua mãe, João manifestou-se com a saudação de Maria de Nazaré, "saltando de alegria". Ao sentir a reacção do seu filho, Isabel exclama com emoção para Maria: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Esta frase de Isabel, é utilizada na oração Avé Maria.

São João Baptista é considerado "o arauto de Cristo" por anunciar a chegada do Salvador, sendo considerado o seu percursor. Referia-se a Jesus como o que "vem depois de mim", não apenas O anunciando, mas também indicando-O.

Fazer a verdade vir ao de cima
Se tem sido vítima de calúnias e boatos não hesite em pedir o auxílio de São João Baptista, para que a verdade sobre si venha ao de cima! Se também tem dúvidas sobre algo que lhe contaram, peça-lhe auxílio para que o/a ajude a descobrir a verdade.

João Baptista, na sua vida terrena, era muito directo e defensor na verdade. Na verdade, o facto de repudiar publicamente o comportamento adúltero de Herodes Antipas e da sua cunhada Herodíades. Isso custou-lhe a liberdade e a vida, sendo preso em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto e mais tarde, decapitado.

Para pedir o seu auxílio para estas situações  reze a seguinte oração:
 Ó Glorioso São João Batista,
príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor,
primogénito da graça de Jesus e da intercessão da
sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor,
pelos estupendos dons da graça que
maravilhosamente recebestes desde o
seio materno, e por vossas admiráveis virtudes,
alcançai-me de Jesus, ardentemente que com fé,
a graça que necessito, lhe suplico… (peça a graça)
Alcançai-me também, meu excelso protetor,
singular devoção a Virgem Maria Santíssima,
que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel,
para serdes livre do pecado original
e cheio dos dons do Espírito Santo.
Espero conseguir essa graça se for da vontade Divina,
meu Santo protetor.
São João Batista, rogai por nós!
Em seguida reze três Pai Nossos, três Avé-Marias e três Glórias ao Pai

Se tiver necessidade, depois de fazer a oração desabafe com o Santo sobre o mal-estar que as calúnias lhe têm provocado, por exemplo.
Quando o seu pedido tiver sido satisfeito, não se esqueça, por favor, de agradecer a São João Baptista e a Deus!

Quando estiver confuso e sentir dúvidas, ou achar que se precipitou e/ou foi injusto em relação a alguém faça a oração seguinte:
São João Batista,
ajuda-me a fazer
penitência das minhas faltas
para que eu me torne digno do perdão
daquele que anunciaste com estas palavras:
"Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele
que tira os pecados do mundo".
São João, pregador da penitência,
Rogai por nós.
São João, precursor do Messias,
Rogai por nós.
São João, alegria do povo,
Rogai por nós.
Ámen!

Lembre-se sempre que quando faz uma oração, deve fazê-lo empregando ao máximo as suas emoções. O próprio João Baptista defendia que se deveria rezar com o coração e que tudo o que fizessemos deveria ser feito com o coração! Tenha a noção que está a dirigir-se a frequências elevadas. Não faça do acto de rezar um acto mecânico. Comunicar com o céu é sem dúvida um acto emocional!

Algumas curiosidades sobre São João
Segundo as palavras de Jesus João Baptista foi o maior de todos os profetas;

João Baptista baptizava as pessoas no Rio Jordão, baptizando o próprio Jesus Cristo que o procurou, embora se achasse indigno de o fazer, dizendo mesmo a Jesus que se achava indigno até mesmo de lhe desatar as sandálias;

João vestia-se como os sábios eremitas essénios daquela altura, usando uma túnica grosseira feita com pele de camelo atada a um cinto de couro. Esta indumentária representava a liberdade da escolha do destino de cada um;

Segundo relatos da Bíblia, acredita-se que João Baptista alimentava-se de mel silvestre e gafanhotos! Sim, gafanhotos! No entanto, existe alguma contorvérsia em relação a isto pois há quem defenda que era uma espécie peculiar de gafanhoto, outros defendem que poderia ser alfarroba, tudo isto por causa das traduções feitas à Biblia, em que as palavras gafanhoto e alfarroba são muito semelhantes;

O nome de João significa "Javé o abençoou" ou "abençoado por Deus", Javé é o nome próprio de Deus;

João Baptista em Aim Karim, cidade israelita que fica a 6km do centro de Jerusalém;

Não se sabendo datas com exactidão, sabe-se que João Baptista nasceu seis meses antes de Jesus;

João Baptista era primo de Jesus e segundo alguns historiadores era uma das pessoas mais admiradas por Jesus, como está comprovado na citação:

 "Em verdade vos digo que entre os nascidos de mulher, não veio ao mundo outro maior que João Batista"- Mateus 11:11;

 É representado com um cordeirinho no colo porque foi quem anunciou a chegada do "Cordeiro de Deus", Jesus Cristo;

Sherazade
Equipa Chave Mistica

www.chavemistica.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Floral Pine (Pinho) e a Libertação da Culpa

Incenso Ananda Natural

Banho para Abertura de Caminhos e Energização