Chave mistica

segunda-feira, 23 de abril de 2018

DIA DA TERRA

CELEBRAR O NOSSO PLANETA AMANDO-O E RESPEITANDO-O!

Hoje Dia 22 de Abril celebra-se o Dia da Terra, um dia que pretende sensibilizar as consciencias para a fragilidade do nosso Planeta e a crescente necessidade de gerir melhor os recursos naturais e uma melhor protecção da Natureza.
A ideia de assinalar este dia surgiu no ano de 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que era activista ambiental e que tinha como objectivo a criação de uma agenda ambiental por parte do governo norte-americano. Graças à manfestação feita nesse ano, o governo dos Estados Unidos criou a Agenda de Protecção Ambiental e várias leis destinadas a protecção do ambiente.
Mas, de nada adianta fazer manfestações, erguer cartazes e ficar alarmado com as noticias se não mudar pequeninos gestos todos os dias. E não, não me estou só a referir a fechar a água da torneira enquanto se ensaboa ou escova os dentes, a deitar a garrafa do seu refrigerante no lixo, ou começar a fazer reciclagem.
A juntar a estes pequenos gestos simples mas tão importantes, estou a pedir-lhe que faça algo ainda mais simples, mas nem por isso menos importante: contemple e aproxime-se da Natureza!
Quantas vezes aparece o arco-íris no céu e não repara? Nem que seja apenas 2 minutos a olhar para o céu! Aprecie a grandeza daquela árvore no seu jardim! Quantos anos terá ela? Que histórias teria ela para contar?
Preste atenção quando o Sol se põe e os pássaros preparam-se todos em comunhão num ritual certo para o seu soninho da noite.
Crie laços com a Natureza! Ensine os seus filhos a contemplarem as forimgas atarefadas em direcção ao formigueiro no seu constante vai-e-vem. Ensine os a gostar de comteplar sem interferir.
Não apenas reclame da chuva! Saiba apreciar aquela tarde chuvosa de fim-de-semana e ver a beleza das gotas de água a gotejar nos ramos das árvores. Pense como essa chuva faz falta na terra seca e ávida por água!
Quando for à praia repare nos pequenos grãos de areia, como são diversos e como apesar de terem tantas cores diferentes, conseguem formar um todo e uma cor só!
A correria do dia-a-dia é intensa, mas bastam alguns minutos a apreciar e a contemplar, nem que sejam apenas 2 ou 5. Recorde-se como é parte deste todo que é a Natureza.
Há inclusive estudiosos que acreditam que o nosso Planeta Terra é mesmo um  ser vivo e que, tal como nós temos células e microorganismos vivos que fazem parte do nosso corpo, nós e outros seres vivos somos para o planeta Terra o que esses microorganismos são para nós.
Desacelere um pouco, não se lembre só do mundo virtual mas também do mundo real. Ao sentir-se e recordar-se como parte deste Todo, ao criar laços, vai reaprender a amar e naturalmente cuidar daquilo que é parte de si, que lhe é familiar: a nossa Mãe Natureza!

Sherazade
Equipa Chave Mística

www.chavemistica.com

Sem comentários:

Enviar um comentário